Entrevistas
“Rinite alérgica local” foi o título da sessão apresentada pelo Dr. Herculano Costa no 10.º Congresso da SPAP. O diretor da Unidade de Imunoalergologia e Pneumologia pediátrica do Hospital de Vila Nova de Gaia/Espinho explicou a introdução de um método recente de diagnóstico de pesquisa de alergénios que permite identificar o tipo de alergia no doente. Assista à entrevista concedida à My Alergologia.
“A dermatite atópica é uma doença que produz uma qualidade de vida muito má”, afirma a Dr.ª Sónia Lemos, médica especialista em Alergologia Pediátrica e Imunodeficiências Primárias no Hospital Pediátrico de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no seguimento da sessão apresentada pela profissional de saúde sobre o impacto provocado pela dermatite atópica. Assista à entrevista.
A Prof.ª Doutora Magda Sampaio foi palestrante na sessão “Novos caminhos da avaliação laboratorial dos erros inatos da imunidade: os testes genéticos solicitados cada vez mais cedo” integrante do 10.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP). A especialista abordou as diferentes formas de investigação dos erros inatos da imunidade e o diálogo que deve existir entre o médico e o laboratório aquando da realização de um teste genético. Veja a entrevista.
Guimarães foi a cidade escolhida para acolher os 130 participantes que marcaram presença no 10.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP). A My Alergologia entrevistou o presidente da SPAP, Dr. Libério Ribeiro, que submeteu um balanço acerca de mais uma edição, decorrida de 2 a 4 de junho, que pretendeu abranger o maior número de temáticas relacionadas com a Imunoalergologia. Assista ao depoimento em vídeo.
“Estamos a tentar unir esforços e unificar, a nível nacional, os consensos e as formas de tratar para que todos falem a mesma linguagem e se consiga tratar estes doentes eficazmente.” Quem o afirma é a Dr.ª Ana Mendes, do Centro Hospitalar Lisboa Norte e coordenadora da secção de Asma na Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), no âmbito do Dia Mundial da Asma, que se assinalou ontem, 3 de maio. Assista ao vídeo.
A Dr.ª Catarina Correia, em entrevista, destacou a “reação cutânea adversa a fármaco”, ocorrida nomeadamente 48 horas após o contacto. Erupções maculopapulares, pitiriase rosea e vasculite são algumas das reações. Veja o vídeo.
“Os impactos da rinossinusite na qualidade de vida podem ser brutais, com consequências na vida familiar, social e laboral, e cada vez temos menos razões para nos resignarmos perante aquele doente que ‘anda sempre ranhoso’”. Quem o afirma é o Dr. João Fonseca Neves, otorrinolaringologista, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização para a Rinossinusite Crónica Grave com Polipose Nasal, que se assinala hoje, 20 de abril. Leia a entrevista na íntegra.
Guimarães vai acolher o 10.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP) entre os dias 2 e 4 de junho. O Dr. Libério Ribeiro, presidente da SPAP, anuncia este encontro. Veja o vídeo.
A 8.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP), dedicada ao tema “Doença alérgica na idade pediátrica. Novas abordagens”, está agendada para o dia 19 de março, em Viseu. O presidente da SPAP, Dr. Libério Ribeiro, realça alguns dos temas que vão ser discutidos. Assista ao vídeo.
O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) assinalou os 60 anos de atividade assistencial com uma sessão na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). A Dr.ª Elisa Pedro e o Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira comentaram, à My Alergologia, particularidades deste Serviço onde começou a especialidade de Imunoalergologia, em Portugal. Veja os vídeos.