Atualidade

18 maio 2022

Um estudo recente partilha um teste que fornece informação abrangente sobre o estado alérgico do doente e supera muitos desafios e limitações associadas às atuais ferramentas de diagnóstico. O ensaio é útil para rastrear soros de doentes para a reatividade contra diferentes alergénios (por exemplo, transportados pelo ar, alimentos e venenos), bem como para determinar os níveis totais de IgE.

17 maio 2022

O Dia Mundial do Angioedema Hereditário assinalou-se na segunda-feira, 16 de maio, no qual se realizou a campanha “Agora eu sei que é Angioedema Hereditário (AEH)”, em parceria com a Associação de Doentes com Angioedema Hereditário (ADAH), que pretende alertar para as causas, sintomas e dificuldades de quem vive com uma doença que, muitas vezes, se confunde com outras patologias mais comuns e fica por diagnosticar durante anos.

17 maio 2022

Há cada vez mais estudos a propor uma relação entre a dislipidemia e o desenvolvimento de doenças alérgicas. Os resultados de um estudo recente constituem provas preliminares de que níveis reduzidos de HDL podem afetar negativamente a inflamação de ILC2 na RA, sugerindo que o HDL pode servir como alvo terapêutico promissor na rinite alérgica (RA).

03 maio 2022

Os determinantes da tolerância aos alergénios alimentares não são totalmente compreendidos. Assim, o objetivo de presente estudo foi elucidar a associação entre sintomas orofaríngeos sem reações sistémicas e a tolerância a alergénios alimentares. Como conclusão, os resultados sugerem que os sintomas orofaríngeos sem reações sistémicas podem ser um fator de risco para intolerância a alergénios alimentares.

03 maio 2022

Na asma alérgica (AA), a citocina IL-3 é conhecida por participar na diferenciação e sobrevivência de eosinófilos, basófilos e mastócitos da mucosa; no entanto, o seu papel nos linfócitos T reguladores, bem como nas células linfoides inatas tipo 2 (ILC2) pulmonar e na asma pediátrica, não estava percetível. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar o papel da IL-3 em crianças de idade pré-escolar e explorar o seu papel terapêutico na asma experimental. O estudo concluiu que a IL-3 esteve associada à asma resolvida com esteroides. Além disso, o tratamento com IL-3 recombinante (rIL-3) resultou na melhora da eosinofilia das vias aéreas e na produção de muco, duas principais condições fisiopatológicas associadas à asma em modelo animal de asma alérgica. Assim, a rIL-3 emerge como nova estratégia para imunoterapia desta doença.

20 Abr. 2022

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprova o financiamento de dupilumab para o tratamento de crianças com dermatite atópica (DA) grave, e de adolescentes com dermatite atópica moderada a grave, assim como o financiamento deste medicamento para o tratamento de doentes adultos com chronic rhinosinusitis with nasal polyps (CRSwNP) e de adultos e adolescentes, com idade igual ou superior a 12 anos, com asma grave.

20 Abr. 2022

As reações alérgicas graves às vacinas para a COVID-19 são muito raras e podem ser causadas pela própria vacina ou pelos seus excipientes. Para compreender melhor os mecanismos das reações anafiláticas e harmonizar as práticas em relação a estas vacinas, foi criado entre peritos europeus em Alergologia e Farmacologia, um consenso sobre a gestão de doentes com antecedentes de alergia grave e doentes com suspeita de hipersensibilidade a qualquer vacina COVID-19.

20 Abr. 2022

A canábis é a droga recreativa mais utilizada no mundo e o uso crescente em muitos países tem sido acelerado pela pandemia COVID-19. A presente revisão teve como objetivo resumir o estado atual da alergia à canábis e propõe recomendações para a gestão futura desta questão global. 

06 Abr. 2022

A World Allergy Organization renovou, pela segunda vez consecutiva, o estatuto de Centro de Excelência ao Centro da Alergia do Hospital CUF Descobertas. Esta distinção internacional, atribuída por um período de cinco anos, reforça o reconhecimento da qualidade da atividade clínica, formativa e científica da equipa de Imunoalergologia deste hospital.   

06 Abr. 2022

 O Hospital de Dia do Serviço de Imunoalergologia, em Braga, mudou de espaço, no início desta semana, para vir a desenvolver a sua atividade junto à Consulta de Psiquiatria.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Apoio

BialLetiPharmaMedinfarNovartis

 

RecordatiViatris